SANTA MARIA ANTIGA COLÉGIO SANTANNA DÉCADA DE 30

Colégio Sant'Anna década de 30
Fonte: http://colegiosantanna.com.br/site/santanna/historico.php
Fundado em 04 de março de 1905 a pedido do povo santa-mariense que já conhecia o trabalho das Irmãs franciscanas que atendiam no Hospital de Caridade, desde 1903. Naquela ocasião, vieram para Santa Maria, Ir. Claudia Kipper, que assumiu como superiora e diretora do Colégio, Ir. Cornélia Müller, Ir. Bernadete Vogel, Ir. Engelbertha Seidenfus, Ir. Luitburga Wömmer e Ir. Ângela Scholl. Começou pequeno, numa casa alugada, à Rua Ipiranga em frente ao Hospital de Caridade, tornou-se um marco na educação da cidade de Santa Maria e região.

Logo no começo, havia o desejo, por parte do povo, de um internato para meninas. O sonho se realizou no ano seguinte e o número de alunas externas e de internas cresceu consideravelmente tanto que a casa se tornou pequena para acolher tantos pedidos.

Foi necessária a busca por um espaço maior, e fez-se a compra do terreno onde hoje está construído o atual prédio, sito à Rua dos Andradas, 1658. Em 1° de março de 1907, foi lançada a pedra fundamental do prédio do Colégio Sant'Anna, cuja cerimônia de bênção foi presidida pelo Padre Caetano Pagliuca.

Aos 23 de Julho de 1908, realizou-se a mudança do prédio alugado para a nova construção, ataté hoje na Rua dos Andradas.