HOTEL JANTZEN- EDIFÍCIO CAUDURO CONSTRUÍDO NO FINAL DA DÉCADA DE 30

Hotel Jantzen em construção.
Fonte https://vargasemsantamaria.wordpress.com/

Por Laudia Bolzan e Felipe de Barros em 31 de maio de 2012
O Edifício Cauduro foi construído no final da década de 30, em um momento de grande expansão da cidade. O prédio é uma importante edificação do estilo Art Déco, marcante nas décadas de 40 e 50 e presente em boa parte da Avenida Rio Branco. Aparência acinzentada, aerodinâmica, estrutura arredondada e figuras geométricas em alto relevo dispostas pela fachada caracterizam a obra. As fotos foram gentilmente cedidas pelo Arquivo da Casa de Memória Edmundo Cardoso.

A ideia inicial de José Cauduro era construir sua casa no terreno. Mas, o então prefeito da cidade, Antônio Xavier da Rocha, sugeriu que ali fosse erguido um Hotel. O empresário cedeu ao chefe do executivo e contratou um engenheiro de Porto Alegre, que ficou responsável pelo projeto. O edifício foi construído em dois anos na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires. Ele foi o segundo prédio da cidade a contar com estrutura para elevadores.

Santa Maria era uma potência militar com comércio em desenvolvimento e importante cruzamento ferroviário. No entanto, a cidade necessitava de um Hotel de grande porte. Em 1941, Sílvio Jantzen, empresário hoteleiro de Livramento, inaugurou o Hotel que levaria o seu sobrenome.
Fonte https://vargasemsantamaria.wordpress.com/