Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea RS déc1950

Imagem relacionada
Santa Maria Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea RS déc1950 | by Fotos Antigas RS - Visite www.prati.com.brda


A cidade passou a ostentar o título nacional de Cidade Ferroviária. O período que vai da fundação da Viação Férrea até meados dos anos 1950 é marcado por um surto de desenvolvimento social, econômico, cultural e populacional _ comenta a professora de história da UFSM Maria Medianeira Padoin.

De 1898 a 1920, a Rede Ferroviária Rio-Grandense foi arrendada pela Compagnie Auxiliare dos Chemis de Fêr du Brèsil, da Bélgica. Foi neste período, em 1903, que surge a Vila Belga, conjunto habitacional que reunia famílias francesas e belgas que alojava funcionários da Compagnie.

Em 1913, é criada a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea. Em função de oferecer oficinas de manutenção da malha ferroviária, em 1922, a cooperativa investiu no ensino profissionalizante e criou a Escola de Artes e Ofícios, que foi chamada de Ginásio Industrial Hugo Taylor, com instrução primária e ginasial, em 1934. Três anos antes, a cidade ganha a  primeira instituição de Ensino Superior: a Escola de Farmácia e Odontologia. Foi o pontapé do perfil educacional.

A cooperativa deixou legados na saúde : em 1932, inaugurou a Casa de Saúde. Fonte: Diário de Santa Maria RS 157 anos